BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

domingo, 12 de junho de 2011

Potencial de Abuso: Álcool x Maconha

Maconha
A maconha é o nome dado no Brasil ao vegetal Cannabis sativa, também conhecida popularmente como: marijuana, fumo, bagulho, manga rosa, liamba, mulatinho. No entanto acredita-se que a planta já existe há mais tempo utilizada pelos escravos. A planta Cannabis sativa produz mais de 400 substâncias químicas. Uma delas é o THC (tetrahidrocanabinol) que é a principal responsável pelos efeitos da maconha.
Álcool
O principal agente do álcool é o etanol (álcool etílico). Apesar de o álcool possuir grande aceitação social e o seu consumo ser estimulado pela sociedade, este é uma droga psicotrópica que atua no sistema nervoso central, podendo causar dependência e mudança no comportamento. Quando é consumido em excesso, é visto com um problema de saúde, pois este excesso esta ligado a acidentes de trânsito, violência e alcoolismo (dependência), os efeitos são percebidos em dois períodos, um que estimula e o outro que deprime. Em caso de suspensão do consumo, pode ocorrer a síndrome de abstinência, caracterizada por confusão mental, visões, ansiedade, tremores e confusões.
Álcool x Maconha
Sob o ponto de vista científico, o álcool é extremamente mais prejudicial e tóxico do que a maconha. Existem muito mais mortes associadas ao consumo de álcool do que ao de maconha.
Considerando as conseqüências em longo prazo para o organismo, o álcool, usado em quantidades elevadas e continuamente, provoca gastrite, aumento da pressão arterial, pancreatite, hepatite, cirrose hepática, distúrbios neurológicos graves, alterações da memória e lesões do sistema nervoso central. Os efeitos são bastante graves, mas levam certo tempo para aparecer.
Sob este ponto de vista, comparativamente ao álcool, os problemas orgânicos de longo prazo causados pela maconha são de menor gravidade. As principais conseqüências físicas do uso prolongado dessa substância se referem aos prejuízos da memória e às alterações hormonais que causam diminuição da fertilidade masculina. Existem alguns estudos mais recentes, no entanto, que têm indicado que o uso prolongado e intenso da maconha pode provocar câncer, tal como ocorre com o cigarro.
O álcool tem um alto poder de gerar dependência, o que intensifica e agrava as crises de abstinência, quando a pessoa pára abruptamente o seu consumo e pode apresentar problemas que vão desde insônia, tremores nas mãos, irritabilidade, até o delirium-tremens que pode levar ao coma e à morte.
Neste ponto de vista, a síndrome de abstinência da maconha é bem mais leve, embora possam ocorrer manifestações de irritabilidade, falta de apetite e ansiedade. Por outro lado, a suspensão do uso da maconha provoca um sintoma mais pessoa a um uso cada vez mais intenso e a um agravamento dos efeitos prejudiciais.

Referências Bibliográficas:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s010442302005000500008&script=sci_aext

Nome: Bruna Regina de Aveiro

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante este assunto, pois todos acham que o álcool não causa dependencia, mais comparado com a maconha é mais perigoso. Esse assunto deveria ser discutido por todos, para ser mais rigorosa a venda de bebidas alcoolicas.